Tipos de biotecnologia

Tipos de biotecnologia

Da mesma forma que o espectro do arco-íris, as diferentes aplicações da biotecnologia são geralmente agrupadas em sete cores ou áreas de pesquisa e desenvolvimento. Aqui, neste ponto, indicaremos o mais relevante de cada uma.

  • Biotecnologia vermelha. É o ramo sanitário e responsável, conforme a Biotechnology Innovation Organization (BIO), pela elaboração de mais de 250 vacinas e medicamentos, como antibióticos, terapias regenerativas e fabricação de órgãos artificiais.

  • Biotecnologia verde. É utilizada por mais de 13 milhões de agricultores no mundo para combater as pragas e nutrir os cultivos e fortalecê-los contra os microorganismos e os eventos climatológicos extremos, como as secas e geadas.

  • Biotecnologia branca. O ramo industrial trabalha na melhoria dos processos de fabricação, desenvolvimento de biocombustíveis e outras tecnologias para conseguir uma indústria mais eficiente e sustentável.

  • Biotecnologia amarela. Esta modalidade está direcionada para a produção de alimentos e, por exemplo, faz pesquisas para reduzir os níveis de gorduras saturadas nos óleos de cozinha. Sua principal função é melhorar geneticamente os produtos para que haja mais quantidade ou melhor qualidade de alimentos.

  • Biotecnologia azul. Explora os recursos marinhos para obter produtos de aquicultura, cosméticos ou de saúde. A nível ambiental, o objetivo é preservar as espécies e os ecossistemas marinhos. Além disso, é a mais utilizada para conseguir biocombustíveis a partir de algumas microalgas.

  • Biotecnologia cinza. Tem como finalidade a conservação e a recuperação dos ecossistemas naturais contaminados por meio de, como se comentou anteriormente, processos de biorremediação.

  • Biotecnologia dourada. A também conhecida como bioinformática se encarrega de obter, armazenar, analisar e separar a informação biológica, especialmente aquela relativa às sequências de ADN e aminoácidos.

A essas tipologias foram adicionadas recentemente outras quatro subcategorias com suas cores correspondentes:

  • Biotecnologia marrom. Procede da biotecnologia verde com o objetivo de aproveitar os solos áridos e desérticos para incluir espécies vegetais altamente resistentes que aumentam a flora e a biodiversidade desses ambientes.

  • Biotecnologia violeta. Trata do estudo jurídico dos próprios aspectos desta ciência. Estão intimamente relacionadas à propriedade intelectual, às patentes e à biossegurança dos processos que envolvem organismos vivos.

  • Biotecnologia laranja. Inclui a divulgação de informações de interesse para o resto das áreas. É realizada tanto no campo da educação quanto no da divulgação científica com os novos avanços nas biotecnologias.

  • Biotecnologia preta. Inclui todo o trabalho de pesquisa sobre microrganismos que podem ser manipulados para atacar a saúde humana. Suas principais atividades estão relacionadas com a guerra biológica e o bioterrorismo.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

divisão celular mitose e suas fases

Deriva Gênica

Aneuploidias autossômicas