big bang : formação do universo
big bang: formação do universo
A teoria do Big Bang é a explicação mais aceita sobre a origem do Universo. Ela sugere que o Universo teve um início explosivo há cerca de 13,8 bilhões de anos a partir de um estado extremamente quente e denso, e desde então tem se expandido continuamente.
As fases da evolução do universo segundo a Teoria do Big Bang
A teoria do Big Bang explica o surgimento e a evolução do universo através de estágios ou, fases. As principais são:
Singularidade
A fase inicial do universo em que toda energia se concentrava em um único ponto, extremamente denso e energético. Neste estado, as próprias leis de física, como conhecemos hoje, ainda não estavam formadas. Cientistas também defendem que neste estágio, as quatro forças fundamentais: gravitacional, elétrica, forte e fraca estavam juntas.
Inflação
Corresponde a uma violenta expansão que espalhou energia e matéria por distâncias extremamente grandes, em um intervalo de tempo de uma pequena fração de segundo. A inflação explica as características do universo em ser isotrópico e homogêneo, ou seja, possui as mesmas características em qualquer direção.
Recombinação
Após 380 mil anos o universo havia se resfriado o suficiente para os primeiros átomos neutros se formarem. A recombinação promoveu a liberação de grande quantidade de fótons.
Formação de estrutura
Dos 380 mil anos até o tempo atual. A matéria se combina e se estrutura em regiões, formando as estrelas e galáxias.
Origem dos Planetas
Conforme a teoria, no instante de uma minúscula fração de segundo após o Big Bang, o Universo quente e denso se expandiu com rapidez incompreensível para os padrões humanos, dando origem ao escopo astronômico.

Comentários
Postar um comentário